sábado, 14 de janeiro de 2012

O primeiro passo

Como começar a contar sobre os acontecimentos recentes da minha jornada? Bom, vamos começar pelo início: os primeiros dias na academia.

Saí de casa decidida a mudar minha vida. Top, calça de lycra preta, camiseta, meias compridas brancas, tênis e muita decisão. Cabeça erguida: é hoje que vou tomar uma atitude! Um caminho sem volta! Dessa vez vou mudar, vou ser diferente.

Não tinha acordado muito cedo, pois estou de férias, então comecei o dia com um almoço em grande estilo e light. Nada melhor que comida japonesa. Um combinado executivo, peças em quantidade pré-definida para não cair na tentação de comer em excesso. Mas será que não ficaria com fome? Espantei logo o pensamento antes que ele me levasse a agir. Vai ter que ser o suficiente.

Saí do restaurante toda feliz. Consegui me conter e ainda por cima estava bem saciada. Futuro promissor! Nada me segura. Andei um tempo pelo shopping para fazer a digestão e fui direto para a academia.

Animação a mil no carro. Talão de cheque retirado do seu esconderijo empoeirado pela manhã estava agora na bolsa, prestes a cumprir seu objetivo: plano trimestral. Sim! Mesmo com muitas experiências ruins de pagar e não comparecer, eu quis me dar um voto de confiança e ao mesmo tempo me desafiar. Vou me comprometer 3 meses pelo menos.

Cheguei na academia e falei de uma vez: "Quero renovar minha conta, mas agora no plano trimestral!". Rapidamente, a recepcionista estava preenchendo os papéis enquanto eu completava os três cheques. Entreguei cada um, recebi meu recibo e entrei na academia quando fui subitamente tomada por um sentimento inesperado de dever cumprido.

Ah! Como seria bom se fosse só isso, se esse sentimento correspondesse com a realidade. Só pagar a academia que, instantaneamente, você já começava a deixar de ser sedentário e seu corpo começasse a sentir os efeitos. Obvio que não seria uma coisa de um dia, demoraria algum tempo, mas seria como se seu corpo só quisesse uma prova de seu comprometimento para começar a mudar. Você entra para a academia e seu corpo, benevolente, diz: "Vi que está decidido, comprometido a cuidar de mim, por isso vou te ajudar e ficar da forma que você sonhou.".

"Infelizmente, isso está longe da realidade.", pensei. E fui lutando contra essa preguiça disfarçada enquanto me dirigia para o vestiário. Fui logo de cara ao ponto mais inquietante. A balança.

Com um bom lutador encarando seu próximo desafio, não me deixei intimidar. Olhei para ela de frente e subi. Enquanto os números subiam rapidamente eu só conseguia pensar: "Pára logo!", mas eles não me obedeceram com tanta rapidez. E o resultado não foi dos melhores, mas estava dentro do esperado, felizmente. Não vou revelar agora o meu peso inicial. Esperarei por um momento especial.

Fui, então, encarar a realidade e malhar. Resolvi começar com musculação, pois já tinha uma serie montada e é algo que não requer tanto meu fôlego, insuficiente na minha atual falta de preparo físico.

Começou oficialmente naquele momento a minha luta contra a preguiça e a gula. Devo confessar que bati muitas vezes, mas também apanhei muito até então. Nesses 10 dias que se seguiram desde a minha entrada na academia, devo ter ido malhar metade deles. Não tem sido um inicio muito triunfante, algumas vezes por preguiça e muitas por falta de prioridade, falta de uma rotina. Estar de férias, por incrível que pareça, tem me dificultado um pouco ser rigorosa na rotina de exercícios.

Este é o saldo por enquanto: neutro. Um a um.

Espero melhorar nos próximos dias!!!

Débora Silveira

2 comentários:

  1. Oi Deh! Quanto tempo! Adorei a ideia do blog e apesar de não ser esse o meu propósito do ano, assumo que ao longo dos 3 anos que estou na faculdade acabei por perder a mão e engordar tudo que havia emagrecido no meu ano de vestibular (acredite!).
    Eu tinha para mim algumas regras que me ajudaram muito e resolvi compartilhar aqui. Espero que ajude.

    1) Não dar tanto ibope para quem não merece. A preguiça existe e isso é um fato, mas não se pode deixar se tornar maior do que é. A preguiça é passageira e sua força de vontade é muito maior! Faça disso um "mantra"!

    2) Esteja sempre em movimento! Pequenas coisas que faria de carro ou ônibus passe a fazer de bike ou a pé mesmo. Esteja ativa em casa também. A sensação é de " se sentir ocupada", evitando que a preguiça retorne. Além disso, as atividades bobas do dia a dia aumentam o gasto de energia e a gente nem percebe. (ps: isso tudo cansa mais o corpo também, ajudando a dormir cedo!)

    3) Tenha na acadêmia um aliado. Os pacotes oferecem aulas de dança, lutas, spinning entre outras aulas diferentes da musculação, escolha uma de sua preferência e faça dela um momento de prazer na acadêmia. Marque ponto nas aulas, e curta!

    4)Não se cobre. Faça seu programa sem boicotes e sem ficar neurótica. Relaxe. Não coloque objetivos a curto prazo. Isso dá chances para você se decepcionar. Você não vai ter um corpo escultural em um mês. O que você terá é mais ânimo, disciplina e vontade de continuar. Para isso, não se pese toda semana, e sim no final de cada mês, se permita o final de semana para fugir da dieta, moderadamente.

    5) Prepare seu próprio alimento. Ao preparar nossa própria comida, a gente já começa a comer com os outros sentidos também. Curta esse momento, de escolher seus alimentos, lavá-los, prepará-los. Pesquise receitinhas. Isso tudo é muito importante porque corremos menos risco de boicotar a dieta quando nos deparamos com um prato delicioso de mãe e às vezes muito calórico. Além disso, é sempre muito legal comer algo que a gente mesmo faz!

    É isso, Deh! Segui tudo isso, aliado a uma boa rotina e obtive ótimos resultado. A longo prazo, claro. hahaha
    Espero ter ajudado!
    Um beijo, Flora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Flora!! Conselhos ótimos! Com certeza serão de grande utilidade! Depois vou postá-los aos poucos no espaço "Dica do dia". :)

      Excluir